2 de fev. de 2016

40 Coisas que Aprendi em um Intercambio


40 Coisas que Aprendi em um Intercambio


Por Barbara Damasceno


1. Pizza não se come com garfo e faca. Mania de brasileiro querer fazer bonito e comer pizza assim. Pizza se come com as mãos, e com bastante guardanapo. 


2. Chicken wings (ou simples “asinhas” de galinha) são uma delicia e se come com as mãos também. Com um Tabasco pra ajudar, fica mais gostoso ainda. Nada de nojinho de comer em restaurante e fazer a maior sujeira. De novo, garfo e faca? Mania de ser limpinho...

3. Eu NUNCA vou aprender a diferença entre “Push” (empurrar) e “Pull” (puxar). Continuo puxando portas ao invés de empurra-las quando eu leio “Push”.
4. Se eu quiser pintar meu cabelo de azul, eu vou ser só mais uma pessoa nesse mundo e ninguém vai me julgar. Bobeira essa, nossa, de se importar com o que os outros estão vestindo. Tem tanta gente nesse mundo, que se alguém quiser sair com um lenço na cabeça ou um turbante, passa despercebido!

5. Bicicleta é um meio de transporte fantástico! Hoje ando mais de 15km todos os dias. Eu resmungava pra ir de CARRO antes porque achava muito longe.

6. A cabeça não dói mais para falar inglês.

7. Eu me peguei falando que havia um ladrão “fugido” da polícia esses dias. E isso, na realidade, é um problema, não uma coisa legal. Vulgo, fugitivo.

8. Eu adoro wi-fi. Ainda mais quando ela esta presente nas ruas.

9. Centro de cidade é igual no mundo inteiro. Não ande com seu celular na mão, e não carregue sua câmera no pescoço. Pode ser mais seguro, mas mesmo assim.

10. Eu consigo trabalhar de garçonete, de camareira, de serviços gerais... mas visito os mesmos lugares que meus gerentes e moro, saio pra jantar, e viajo para os mesmos lugares que eles.

11. Visto é um saco. Depender dele para conseguir um emprego legal é uma droga, e isso faz com que eu repense todo o tempo se vale a pena ficar aqui.

12. Pedir desculpas é muito simples. Sempre diga “desculpe” quando você perceber que vai “esbarrar” em alguém. Todo mundo faz isso, e isso é legal. Peca desculpas sempre. Aqui fora as pessoas fazem isso sem nem mesmo ter uma razão.

13. Ir a cafeterias. Deus do céu, como eu gasto indo a cafeterias.

14. Zona de conforto é mesmo uma delícia. Mas não há nada melhor que uma novidade.

15. Consigo sobreviver - infelizmente – sem feijão preto. Panela de pressão é muito cara por aqui e eu não tenho paciência de fazer na panela normal.

16. Cozinhar não e o fim do mundo. Cozinhar todo dia comida normal, sim, isso sim é o fim do mundo.

17. Café da manha com bacon e ovos é o melhor da vida! Se adicionar ainda o feijão de lata aqui da Irlanda, fica uma delicia! Parece nojento, mas é bom.

18. As pessoas vão embora. Todo tempo. E eu amo o Facebook por me permitir manter contato com todos.

19. Consigo viver só com uma mochila – não preciso de dois guarda-roupas cheios.

20. Brasileiros em geral trabalham muito – e eles adoram.

21. Vivemos em um país que todo mundo quer conhecer, mas quase ninguém vai porque as passagens são muito caras.

22. Batata frita fica muito mais gostosa quando é com sal e vinagre. Também ficam uma delicia quando estão dentro de um sanduiche.

23. Sol é muito bom. E aqui ele só visita de vez em quando. Aprendi a gostar do sol e de praia, coisa que eu sempre detestei. Acho que se eu voltar para o Brasil em breve, minha opinião volta ao normal porque aqui e no máximo 20 graus.

24. Criança tem que ser criança. Tem que brincar na rua e ir para o parque. Levem seus filhos para o parque!

25. Todo mundo aqui tem Iphone, e ele é mais barato que outros telefones.

26. Faca seu próprio jardim, e limpe sua própria casa de vez em quando. Você, muitas vezes, tem o final de semana para cuidar da sua casinha. Aqui as pessoas, em geral, nao tem empregadas, porteiros, motoristas... eles mesmos fazem o trabalho.

27. Médico aqui é sem baboseira e não tem aquela listagem de exames. As consultas são super rápidas e direto ao ponto. E, claro, você vai ao mesmo médico que o diretor da sua empresa e tem o mesmo atendimento.

28. Todo mundo acha que brasileiro fala espanhol.

29. Abacate se come salgado. E fica uma delícia na salada.
30. Ser homossexual e sair na rua como um casal e uma coisa super natural e ninguém dá bola.

31. Sua casa está sempre empoeirada e com o chão sujo, não adianta limpar. Jeeeesus.

32. Europeu não é mal educado, só e reservado. Espere ficar amigo de verdade de algum e você vai ver. Brasileiros que sao muito dados e adoram tocar. Abrace um europeu que voce nao conhece, pra voce ver a cara dele.

33. Dizer que brasileiros atrapalham você quando vai morar fora é BALELA. Aprender inglês vai depender de você, e só de você. Na hora de procurar emprego, conhecer brasileiros vai te ajudar bastante. Esqueça essa historia de que quantidade de brasileiros vai atrapalhar em alguma coisa.

34. Brasileiros não são os únicos que tem o “jeitinho”. Experimente negociar com turcos ou poloneses.

35. Tem um Starbucks em cada esquina (as vezes dois na mesma quadra), e não é o melhor café do mundo. Mas, sim, eles ganham dinheiro vendendo a marca.

36. Não me julgue se no meio de uma frase em português, eu soltar uma expressão em inglês. Eu não faço de propósito. Não estou querendo me “mostrar”.

37. Idade não justifica cansaço. As pessoas aqui saem com andador, mas estão sempre na rua.

38. Não sou feita de açúcar. Só porque esta chovendo não significa que eu tenha que ficar em casa.

39. Aprendi que não morremos por culpa da saudade, mas ela esta presente diariamente.

40. Intercambio bagunça sua vida. Você nunca mais vai querer ficar em um lugar só, ou aqueles planos que você tinha de família e bom emprego até os 30 anos nunca mais serão os mesmos. 

Nenhum comentário: